trajetoria de elaboraco
O Banco de Dados de Fontes Auxiliares para Ensino de Ciencias
Naturais eh um instrumento que nasceu da necessidade
de colocar a disposicao dos professores de ensino fundamental e medio as
possibilidades de materiais didáticos disponiveis para a elaboracao e
desenvolvimento de seus planejamentos e aulas.
A elaboracao do Banco de Dados remonta ao ano de
1993 e foi feita pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciencias de
Santa Catarina (GEPECISC), ligado a entao linha de Educacao em Ciencia do
Programa de Pos-graduacao em Educacao do Centro de Ciencias da Educacao da UFSC.
Naquela epoca, foi elaborada a ficha bibliografica
basica e uma equipe composta por pesquisadores em ensino de Ciencias, biologia,
fisica, matematica e geografia dedicaram-se a analisar e fichar os artigos da
Revista Ciencia Hoje das Criancas. O principio era, e continua sendo, analisar
e fichar cada material a partir de suas potencialidades de exploracao pelos
professores do ensino fundamental e medio, usando, para isto, principalmente o
instrumento das palavras-chave, contidas na ficha bibliografica eletronica.
O Banco de Dados foi concebido e desenvolvido para
ser um instrumento AUXILIAR no planejamento, construcao ou execucao das atividades
docentes.
Desde 1993 o banco de dados foi constantemente
alimentado e atualizado por varios mestrandos, doutorandos, bolsistas de extensao,
iniciacao cientifica e monitores ligados ao GEPECISC ou a disciplinas de
graduacao do Curso de Ciencias Biologicas da UFSC que diretamente se relacionam
ao ensino de Ciencias. Esta equipe esta referenciada no link equipe.
Em 2005, o Projeto NADEC/FAPEU/FINEP ofereceu a
oportunidade de ampliar ainda mais o alcance do Banco de Dados de Fontes
Bibliograficos para o Ensino de Ciencias transformando-o em versao on-line e
disponibilizando-o em sua pagina.
Nos ultimos 20 anos, muito se avancou no Brasil no
que diz respeito a producao e publicacao de material didatico e paradidatico
para o ensino basico. Contudo, ainda restam dois desafios importantes para que
o professor possa de fato aproveitar esta evolucao. O primeiro diz respeito ao
conhecimento e a sistematizacao desta producao. De nada adianta a informacao,
por melhor que ela seja, se ela nao puder ser recuperada, na hora adequada,
pelo professor. Este Banco de Dados se propoe a contribuir nesta tarefa. A
segunda, e sem duvida mais fundamental, eh que o professor, uma vez sabendo da
informacao que necessite, tenha, de fato acesso a ela. Neste aspecto o Banco de
Dados pode contribuir para que o professor, juntamente com a comunidade
escolar, possa reivindicar condicoes adequadas para o trabalho pedagogico.
Estas nao podem deixar de incluir condicoes satisfatorias (materiais e de
recursos humanos) para a biblioteca da escola.
Em 2011, com a criacao da pagina de internet do
GEPECISC, o Banco de Dados passa a ser disponibilizado de forma mais
atualizada, uma vez que os acrescimos ao banco sao mensais.
Por fim, deve-se observar que o Banco de Dados eh
uma colecao de referencias eletronicas, mas não da acesso on-line ao seu conteudo.
Os texto, livros e revistas podem ser consultados na sede do GEPECISC
(verificar o horario de atendimento ou enviar e-mail).
Sugerimos tambem a leitura dos itens Objetivos, Tipo de Material e Como Pesquisar.